“UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS.”
“UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS.”
Todos conhecemos bem esta máxima de autoria do pensador político e filósofo Confúcio (Chiu Kung era seu verdadeiro nome) que viveu entre 552 e 479 a.C, e ficou conhecido como o Mestre Kung, devido aos seus sábios provérbios.
Durante anos ela descreve bem como o poder da imagem pode traduzir mais fortemente um conceito e até mesmo as qualidades de uma pessoa.
O resultado de relações interpessoais, nos seus mais diversos nichos e grupos sociais, é norteado fundamentalmente pela velha “Primeira Impressão” que temos de alguém.
É certo que muitas vezes esta "primeira impressão" não condiz com a realidade e é aí que entra o “x” da questão.
A verdade é que não basta "ser".
Hoje, mais do que nunca, você deve (além de ser, é claro) “parecer” com o que você acredita e com o que você diz ser.
O reino animal nos ensina, com as diversas espécies de bichos existentes, que a imagem determina até mesmo sua sobrevivência ou não, em certos ambientes.
O profissional atual deve se preocupar sim, em desenvolver algumas dessas técnicas imprescindíveis para “sobrevivência” no ambiente corporativo.
Posicionar-se adequadamente no mundo corporativo nunca foi tão necessário como em nossos dias.
Representar o que você é e acredita ser da forma mais coerente possível, além de poder garantir um trabalho, livrará você de empregos que poderão te frustrar e atrasar sua carreira em décadas que nunca poderiam ser recuperadas.
Para inspirar você a dar ênfase no que você tem de melhor a sugestão é ficar ligado em palestras, cursos e treinamentos que tratem de temas como Marketing Pessoal, Oratória, Etiqueta Empresarial, Consultorias (de moda e outras), Apresentação Pessoal, dentre outros.
Outra dica legal é fazer sessões de terapia e testes vocacionais e de personalidade para se conhecer mais e saber de fato quem é você (seus pontos fracos e fortes).
O ponto de partida é o autoconhecimento e depois a quebra de obsoletos paradigmas de que “o que importa é a beleza interior”.
Afinal, é por pensarem assim que muitos bons profissionais ainda estão as margens do mercado de trabalho atual.
Parafraseando o grande líder, Martin Luther King, em uma de suas frases de valor inquestionável:
“O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”.